Trabalhe para viver

"Não viva para trabalhar, trabalhe para viver"


Demorei alguns bons anos para aprender o que esse texto diz.

Não tinha sábado, domingo, feriado ou férias. Estava pronta a qualquer hora do dia ou da madrugada. E-mail, telefone, WhatsApp. Não importava como, se fosse preciso estava à disposição.

"Não" definitivamente era uma palavra que não existia no meu vocabulário de trabalho.

Mas, depois de incontáveis crises de enxaqueca, descoberta de vários cistos espalhados no corpo, um pré diagnóstico de tumor no instestino e outro pré diagnóstico de fibromialgia - que graças a Deus não foram confirmados, mas serviram para assustar e alertar; definitivamente entendo o que esse texto quer dizer.

Foi por isso que mudei tudo em minha vida. Não deixei de trabalhar, óbvio, adoro o que faço e continuo fazendo com muito amor e muita dedicação. Apenas escolhi assumir as rédeas de minha vida profissional e troquei "emprego" por trabalho.

Agora vivo em outro ritmo, com outra dinâmica. Aprendi que não precisamos ceder a chantagens emocionais ou pressões para aceitar tudo o que nos é imposto. Que enquanto não dissermos "Não" eles vão nos sugar até não termos mais nada a oferecer. Que financeiramente, gastamos aquilo que temos e que nem sempre precisamos de tanto quanto achávamos. Que Desenvolvimento pessoal e profissional são muito mais que cargos e status. Que a nossa vida pessoal e profissional devem ser entendidas como coisas distintas para quem nos contrata. Que a urgência é sempre relativa e pode ser negociada. Que prazos servem para melhor organização do tempo, desde que todas as partes entendam e respeitem isso. Que o telefone pode ser desligado na hora de dormir.  E que o e-mail pode esperar até o dia amanhecer.

Dessa forma fui aprendendo, essencialmente, a respeitar os meus limites físicos e emocionais e cresci muito em todos os aspectos.

Depois de mais de 3 meses sem uma única crise de enxaqueca, com noites de sono tranquilas, vendo a minha família cada vez mais unida e serena, trabalhando com muita harmonia, adquirindo novos conhecimentos, experimentando novas vivências e possibilidades profissionais e criando uma rotina que me inspira e me ajuda a produzir com muito mais qualidade, não tenho dúvidas de que estou no caminho certo!

Precisamos aprender a trocar a quantidade pela qualidade, em todos os aspectos de nossa vida!

Precisamos trabalhar para viver, para nos satisfazermos como seres pensantes, que querem deixar algo positivo e marcante no mundo. E não viver como robôs, que apenas trabalham, sem ter um sentido, um propósito, emoção, paixão ou horizonte.

Comentários