LEGADO

Um dia...
De sol radiante...
Vento envolvente...
Em que o suspiro se faz presente...
Em que a essência da vida parece mais nítida...
Quiçá palpável.

Nesse dia,
Em que a vida lhe parecer mais efêmera, do que realmente é,
Você escutará um grito abafado, porém profundo,
Que emerge do seu ser,
Que rouba a cena,
Martela em cérebro,
Perturba pensamentos,
Questiona a sua alma.

Lá no fundo,
Uma voz inquietante,
Zombará de todas as certezas irrefutáveis de sua existência,
E o fará pensar: ‘será que um dia, de toda a minha vivência, fiz a diferença para alguém?’
O que sobraria de meu ser, mesmo que só em memória, se hoje me transformasse em pó?
Que lembranças ou saudades marcariam a minha vida, na vida de outros?

Seria apenas mais um contato a ser apagado?
Mais uma foto a ser guardada?
Mais uma cruz no cemitério?
Mais uma coroa de flores a ser comprada?
Mais um profissional a ser substituído?
Mais uma aliança a ser colocada em um dedo viúvo?
Mais um filho a ser chorado pelos pais?
Ou pais chorados pelos filhos?

Seria apenas uma lembrança a ser esquecida?
Mais um texto a ser apagado?
Mais uma página a ser virada?
Mais uma missão cumprida?
Mais uma vida que segue?

Que marca deixarei na humanidade?
Qual será o meu legado?

Vida que finda.
Caminhos percorridos.
Esperanças desfeitas.
Sonhos renovados.

Se a morte é a única certeza que temos,
A vida é o nosso maior desafio!

Comentários