A SUA INVEJA É O MEU MAIOR IBOPE

Domingo, dia tranquilo, sem muita coisa pra fazer. Ideal para aquele típico programinha de feriado: dar uma volta na pracinha e tomar sorvete. Não sei por que, mas a inspiração baixou e coisas aparentemente sem sentido passaram a ser alvos da atenção durante o caminho.

Casas, prédios, pequenos formigueiros do passeio e até as roupas das pessoas. Nossa! Como as pessoas, especialmente os adolescentes estão cada vez mais iguais, dos pés aos cabelos made in chapinha. Parecem mais exércitos anônimos e com pouca personalidade.

Mas que maldade... Só por que se vestem de forma muito parecida, isso não significa que não tenham personalidade. Dizer isso seria crueldade, se as conversas e as atitudes também não fossem praticamente as mesmas. Preconceito à parte, o comportamento dito "alienado" faz parte da idade e passa.

Na verdade, criticar a atitude dos jovens tornou-se senso comum. Isso é o que toda geração faz com a outra. "No meu tempo era bem melhor; a gente é que sabia aproveitar; tínhamos um ideal; glória aos anos 80..." Quem nunca escutou alguma dessas frases dos avós, pais ou tios?

Deixando de lado os hábitos e as vestimentas do "jovem exército", o que impressionou mesmo foi uma frase encontrada em um banquinho na pracinha do bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Lá mesmo, próximo aos bares sempre lotados, especialmente nos dias de jogos, vestibulares, sextas, sábados e feriados. Bares e praça preferencialmente freqüentados por estudantes da Universidade Católica (PUC).

Foi justamente lá que foi encontrada, entre várias outras pichações de pincel verde, a frase: "a sua inveja é o meu maior Ibope".

Pode parecer ridículo. Com certeza você irá pensar: "Quem foi o idiota que escreveu isso?". No entanto, pare um pouco para refletir... Essa não é a frase que melhor retrata tudo o que você vê ou escuta nos jornais, rádios, TV e Internet, nos dias atuais?

Vai dizer que nunca ouviu: "líder de audiência no horário nobre"; "o site mais visitado"; "passamos na frente da Globo"; "líder no mercado"; "o nosso diploma vale mais"; "conceito A no MEC"; "entre para o mercado de trabalho!"

Ah, pense bem. O autor dessa primorosa frase está absolutamente correto. Na escola, no trabalho, na vida social, a todo momento existe um "Ibope" para medir a capacidade das pessoas, suas aptidões, currículos, relacionamentos e o quanto elas se aproximam ou se afastam dos estereótipos de sucesso. Por isso, é importante ser igual ou melhor, mas nunca inferior aos modelos da sociedade.

É difícil saber se o autor ou autora pensou nisso quando escreveu a frase, mas ele ou ela tem toda a razão. Só lamento que, para expressar esse brilhante ponto de vista, essa pessoa tenha pichado um banquinho de praça. Na verdade, a frase merecia mesmo era um OUT-DOOR.


Bruna Moreira Faria


Texto publicado inicialmente em 13/08/2006 20:24

Comentários